terça-feira, 23 de junho de 2015

After - Anna Todd


Título| After
Série | After
Autor| Anna Todd
Editora| Editorial Presença
Páginas| 528
Compre na Wook| 17.96€ 

Um livro que se tornou favorito, mas que foi comprado por impulso e aqui está a prova de que, tal como diz o Sam the Kid "melhor do que tu procuras, é quem tu tropeças...". Para quem não sabe, eu tenho uma wishlist, mas aí apenas se encontram aqueles livros que eu quero comprar em livro físico pois faço questão de ter na minha estante, os restantes, eu leio em e-book. After era um desses livros que eu até já tinha baixado para o kindle, mas num dia em que fui ao Continente com o amor, achei a capa tão bonita que peguei e comecei a ler. Mesmo assim, não foi nesse dia que o trouxe comigo, mas eu sou daquelas pessoas que fica a remoer e não descansei enquanto não fui lá poucos dias depois buscá-lo e foi assim que fui apresentada a uma história que me aqueceu o coração nos meus primeiros dias de férias...

Para quem não sabe, After foi primeiro publicado gratuitamente no Wattpad, e é uma fanfic inspirada na banda One Direction. Os nomes originalmente eram até iguais, mas com a publicação em livro físico foram precisas algumas alterações, mas mantiveram a mesma letra inicial para que soubéssemos qual membro da banda a personagem se refere, por exemplo, o protagonista Hardin é o Harry Styles. Apesar de não ser grande fã da banda achei a ideia interessante e até acabei por ouvir algumas músicas que me surpreenderam.

O livro conta-nos a história da Tessa e do Hardin. A Tessa é uma rapariga que pode ser considerada certinha, ou como antigamente se dizia, uma "betinha", que apenas se preocupa com os estudos e em entrar numa boa faculdade, na verdade, na única faculdade a que a sua mãe pretende que ela frequente. Não gosta de festas e mantêm um relacionamento sério faz algum tempo. Ela tem toda a sua vida programada, então quando se depara com a Steph, a sua colega de quarto, de cabelo vermelho fogoso e tatuada, e com os seus amigos que seguem o mesmo estilo, não poderia deixar de se sentir um peixe fora de água.

Logo desde o início, há uma certa tensão entre ela e o Hardin, um dos amigos da Steph, que ela acha que é super frio e arrogante. Mas com o tempo acho que todos sabemos o que acontece não é verdade? A história é cliché até certo ponto, na medida em que a menina certinha se apaixona pelo bad boy que acaba por virar o mundo dela ao contrário e abalar um pouco os seus gostos e valores. Mas toda a intriga é diferente, o envolvimento é inesperado, e apesar de tudo nós queremos sempre mais.
Hardin e Tessa
O Hardin não é o típico bad boy que costuma roubar o meu coração (embora ele tenha acabado por fazer de qualquer das maneiras), mas ele faz realmente a Tessa sofrer. Eu que sou ciumenta (sim gente, chego a dizer que é doença, embora eu queira muito mudar isso), não sei como suportaria tudo o que ela suportou. Eles andam como o cão e o gato, e nem a Tessa nem nós leitores percebemos o que vai na cabeça do rapaz, se eles namoram ou não, se é para ficar juntos... Enfim, uma confusão!

Apesar de tudo o que eu disse, que até parece negativo, foi isto e muito mais que me fez amar a narrativa e devorar tudo em apenas dois dias. Muita gente não gostou do protagonista e acha que ele acaba até por humilhar a Tessa (e sim ele faz) e por isso as opiniões acerca do livro são bastante diversificadas, mas eu não pude deixar de me apaixonar pelo Hardin. Aviso desde já que tem muitas, mas muitas mesmo, cenas do sexo, e em algumas partes até me fez lembrar de Cinquentas Sombras de Grey, devido à inexperiência da protagonista e ao modo como o Hardin fala. Não esperava que o envolvimento físico estivesse tão presente, mas a mim não foi algo que me incomodou. Vai de cada um!

O final foi mais inesperado do que eu pensava e eu preciso da continuação para já. Como não há previsão de lançamento para o próximo livro cá em Portugal, acho que vou ter de ler em e-book porque "esperar" não é uma palavra que eu goste de manter no meu vocabulário. Amei a protagonista, embora ela por vezes seja tapada, adorei o Hardin embora às vezes eu quisesse pegar-lhe fogo por ele magoar a Tessa e  até os restantes personagens acabaram por despertar um certo interesse... excepto a Molly. Essa rapariga eu não posso ver nem pintada de ouro, e eu juro que se fosse eu no lugar da Tessa ela não teria cabelos. Meu Deus! Mas é um livro que aconselho embora saiba que não vai agradar a todos.

Reflexão (contém spoilers)
Eu tinha de falar sobre isto, porque foi sem dúvida algo que me incomodou e muito. Como é possível que a Tessa tenha sido assim com o Noah (o seu ex namorado) e ninguém tenha achado incorrecto? Tudo bem que ele era meio chatinho e contava tudo à mãe dela, mas dava para ver que ele não fazia por mal e a amava muito. Ela trai-o, ele perdoa e é super compreensivo e ela vai e trai outra vez e trata-o como lixo. Ninguém quis saber porque a personagem principal é a Tessa e todos querem que ela fique com o Hardin, mas por um lado deu-me muita vontade de pegar a cabeça dela e bater na parede. Vamos supor que o protagonista era o Noah. O que iríamos nós pensar? Um rapaz que faz tudo pela rapariga, erra mas é na inocência e ainda desculpa os erros inesculpáveis, e depois ela faz aquilo. Nesse caso toda a gente iria odiar a Tessa, mas neste livro ninguém se importou. Eu juro que fiquei chateada com essa atitude.
Beijinhos


7 comentários:

  1. Primeiramente tenho que confessar que fiquei encantada com a maneira como você desenvolveu a sua resenha, porque até então ainda não li o livro AFTER e sinceramente fiquei de boca aberta ao chegar ao fim de seu texto. Menina do céu, como você desenvolve bem em? EU adorei a maneira como você escreveu e como você falou da história. Você tem um dom. Deveria ser escritora ! =]

    Eu ainda não li o livro, mas depois de ter lido essa resenha MARAVILHOSA fiquei bastante interessada viu?!
    Sério.

    E deixa eu te perguntar uma coisa, você não teria interesse de ser resenhista ou colunista não?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-primeiro-e-unico.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Linda quando atualizar o seu cantinho pode me chamar que passarei aqui
      Mas venha conferir a resenha da minha colaboradora Taty

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-segredo-de-ella-e-micha.html

      Eliminar
  2. Oi Jessie!
    Muitos amam e muitos odeiam esse livro. Eu, particularmente, não me sinto atraída pela premissa, mas é ótimo quando encontramos esses livros meio de surpresa e depois devoramos em um dia, né?
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Mariana!
      É ótimo. Sempre é melhor não ter quaisquer expectativas e se surpreender :)
      Um beijo

      Eliminar
  3. Oi!
    Eu ainda não li After e ele está na minha wishlist, porém, graças ao goodreads acabei lendo spoilers da série e menina... não sei se vou ter coragem de encarar essa série. Dizem que esse é um dos casais mais problemáticos e com relação mais venenosa que existe da literatura contemporânea. Acho que vou esperar a série ser lançada na íntegra no Brasil antes de decidir se a lerei ou não, mas o fato de você ter gostado, assim como outras pessoas que conheço, já serve de incentivo.
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Andy :)
      Às vezes sabemos o que vai acontecer, mas não como vai acontecer, por isso acaba por ser bom na mesma. Aí no Brasil já foi lançado o segundo volume eu acho, mas por aqui ainda não :S
      Um beijo

      Eliminar
  4. Olá! Comecei a ler o livro e estou simplesmente apaixonada!!!! Não consigo parar, juro que sofro com eles ahah. Já vi que o segundo livro já foi lançado em Portugal e assim que acabar este acho que vou a correr buscar o outro, mas sabem se existe previsão para o lançamento dos próximos aqui em Portugal? Ah e adorei a tua resenha, parabéns pelo blog, continua :D Beijinhos e baos leituras!

    ResponderEliminar