sábado, 18 de julho de 2015

Em Busca do Final Feliz (vol. 1 e 2) - Paula Pimenta


Título| Em Busca do Final Feliz (volume 1)
Série | A Minha Vida é um Filme
Autor| Paula Pimenta
Editora| Editorial Presença
Páginas| 396

Finalmente voltei a ler a história da Fanizinha, uma série considerada infantojuvenil mas que já me ensinou e tocou tanto. Antes de mais tenho de dizer que achei de muito mau gosto a Editorial Presença ter dividido o 4º e último livro em dois volumes, visto que assim a série fica com 5 livros, que não era o pretendido, e ainda por cima faz com que gastemos mais dinheiro ainda. Mas eu decidi comprar então o volume 1 e consegui terminar hoje.

Este livro é narrado de forma um pouco diferente dos anteriores. Viajamos até Los Angels, 5 anos após a Fani ter abandonado o seu país, a sua cidade, os seus amigos e a sua família para perseguir o seu sonho em Hollywood e tornar-se uma cineasta famosa. Sendo assim, somos atirados para o futuro da Fanizinha sem saber o que aconteceu até então, mas a sua amiga Gabi vai visitá-la e é através da sua conversa com ela e com os flashbacks, iniciados todos com uma carta para o Leo, que escreve estilo diário, que vamos sabendo o que a levou ao momento presente.

Adorei esta nova Fani, adorei ir sabendo aos pouquinhos o que se tinha passado com ela, e é muito engraçado pois como ela está a contar à Gabi é como se estivesse diretamente a contar a nós também. Há uma grande evolução dos personagens bastante notória, e acho que a Paula Pimenta merece mérito por ter conseguido mostrar essa mesma evolução. Para as adolescente que começaram a acompanhar a série desde o início, tenho a certeza que passaram por todas, ou quase todas, as etapas e problemas que a Fani passou, e que sentiram a mudança, tal como deve ter acontecido mudanças nas vidas delas. Eu apesar de ter lido os primeiros livros da série, numa idade que já não se adequava a mim, neste último livro a Fani já é mais velha do que eu, então senti-me muito mais próxima.

Algo que também é interessante neste livro é que temos duas partes, uma contada pela Fani e outra pelo Leo. Eles vão contando o que fizeram durante os anos que se passaram  assim podemos ir preenchendo todos os buraquinhos. Este volume foi dividido numa parte realmente importante e que instiga sem dúvida o público a querer o volume 2, o que neste caso foi uma ideia de mestre da editora, já que decidiu dividir. Eu pretendo comprar o mais rapidamente possível a continuação e decidi que irei fazer tudo no mesmo post e só depois publicar por isso… é só continuarem a ler o post e terão a resenha completa ;)


Título| Em Busca do Final Feliz (volume 2)
Série | A Minha Vida é um Filme
Autor| Paula Pimenta
Editora| Editorial Presença
Páginas| 228

E pronto, alerta ressaca literária! Desde ontem, quando terminei este livro, que não consigo ler absolutamente nada. Estou arrasada, destroçada, e todos os mais "ada" que possa haver. Terminou e eu não quero nem aceito! Pimentinha, o que você fez comigo?!

Este livro começa exatamente onde o anterior terminou, o que faz todo o sentido visto que originalmente eles são um livro só. A partir de agora os capítulos são intercalados entre a visão da Fani e do Leo, embora não haja nenhuma menção sobre isso, mas dá para perceber.

Enquanto que o volume 1 foi um pouco mais livre de drama, neste temos os ingredientes a que tanto estamos habituados dos livros anteriores. Chega a dar pena deste casal! Quem acompanhou a série desde o primeiro livro, quem iria ler apenas o último???, sabe que o destino parece realmente querer fazer sofrer estes dois: nada certo, há encontros e desencontros, quando um quer o outro não quer, um faz asneira o outro não perdoa, um perdoa, mas o outro já não aceita... Enfim, uma infinidade de problemas e confusões.

No entanto, penso que de certo modo todos sabemos como o livro termina não é? Ao longo das leituras podemos ver que esta narrativa teria um daqueles finais previsíveis, mas querem saber? Isso não importa minimamente, pois o que me fez ficar agarrada do início ao fim foi o "como" e o "porquê" e não o "o quê". Ou seja, "o que" ia acontecer eu já sabia, ou pelo menos tinha as minhas teorias e quase certezas, mas o que torna tudo mágico e instiga-nos a continuar a ler, é o facto de querer-mos saber "como" é que aquilo aconteceu e o "porquê" de cada coisinha.

A Paula Pimenta soube dar um final feliz não só aos nossos queridos protagonistas, mas também a todos os outros personagens, e isso deixou-me radiante, pois curiosa como sou, odeio quando os autores deixam pontas soltas, ou simplesmente não mencionam nunca mais outros personagens que até certa altura até foram importantes na trama. Assim sendo, fiquei realmente "apegada" a muitos deles e foi difícil dizer adeus.

Quero convidar-vos a todos a ler esta série, a conhecerem a fofa da Fani e também a escrita maravilhosa e simples da Paula Pimenta. 

Beijinhos

6 comentários:

  1. Olá minha linda!!!
    Ainda não li nenhum livro desta coleção, mas tenho cá os 5 porque a minha filhota é fã.
    Estou curiosa e não vou deixar que as férias terminem sem conhecer a famosa Fani.
    Beijoquinhas e obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi oi fofa :)
      Segue o exemplo da tua filha e lê hahahaha mostra o quanto podemos aprender com infantojuvenis e como eles não são apenas para crianças.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Oi Jesse!
    Aqui no Brasil esse livro foi lançado em um volume só! E é o único que me falta para terminar de ler!! Quero comparar logo!
    A Paula lançou o terceiro livro da série "Minha Vida Fora de Série" que conta a história do Rodrigo e da Priscila, você viu??
    Bjinhos
    Fabi
    http://romancesdecoracao.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Fabi :)
      Vi sim. Dizem que essa série será também lançada cá em Portugal, ano que vem eu acho. Estou super entusiasmada!
      Beijo

      Eliminar
  3. Oi Jess, tudo bem?

    Da Paula eu só li Princesa Adormecida. Não sei se esse livro já foi lançado por aí. Mas tenho curiosidade em ler as aventuras da Fani

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Kel, tudo bem, obrigada :)
      Não não foi lançado por cá :S Já li um pouco de Cinderela Pop, no livro das Princesas, e gostei muito.
      Leia a série da Fani, porque é muito fofa.
      Um beijo

      Eliminar