quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Top 10 - Motivos para ter um e-reader

Está a chegar o Natal e faz hoje 2 anos que eu recebi o meu kindle e mudei completamente a minha experiência como leitora. Eu era aquele tipo de pessoa que dizia que nunca leria em formato digital, que não trocaria livro físico por e-book... e na verdade eu não troco. Apenas modifiquei a minha opinião e acho que ambos se complementam. Hoje em dia eu uso o meu e-reader para experimentar géneros que saem da minha zona de conforto, ou até para poder ler livros que ainda não foram lançados em Portugal. No entanto, se eu gostar realmente do livro, eu vou comprar em formato físico após ler em e-book. 

Eu adorei o meu kindle e cheguei a fazer um post sobre ele aqui. Entretanto o meu pai ficou com ele e ofereceu-me um kobo, que durou 2 dias (posso fazer post a falar sobre a experiência). Desde então que eu e o meu pai o partilhamos mas eu apenas o tenho nas mãos durante uns 5 dias por mês e depois o meu pai leva-o para viajar 😶. Quem sabe talvez ele me ofereça um este ano 😁 Mas o post veio a propósito de eu achar um e-reader uma ótima prenda de Natal e por isso decidi fazer um top com 10 motivos para terem um, ou quem sabe, oferecer a alguém (eu aceito 😂).

1 - Praticidade. O e-reader é um aparelho pequenino, muito simples de pegar antes de sair de casa e colocar na mala. É mais prático para levar de férias, por exemplo, do que levar um fila de livros na mala que ocuparão espaço. Acaba por ser mais prático também para ler calhamaços.

2 - Preço dos livros. Os e-books são mais baratos do que os livros físicos, só para começar.🔺Para além disso tem imensos sites que os disponibilizam gratuitamente, como le livros cof cof🔻

3 - Mais livros, menos espaço. Existem e-readers com imensas capacidades diferentes, mas normalmente todos dão para mais de 1000 livros. Já imaginaram o espaço que 1000 livros físicos ocupariam? 

4 - Leitura personalizável. Somos nós que escolhemos o espaçamento, a diagramação, o tipo de letra... Assim cada leitor escolhe aquilo que o deixa mais confortável, para que a leitura se torne mais fácil e prazerosa.

5 - Organização. Para quem é como eu e tem a mania da organização, e nunca sabe se organiza por cores ou por séries, um e-reader é muito mais simples. Basta criarem pastas e podem colocar o e-book é mais do que uma coleção porque o livro pode ser de fantasia e romance, por exemplo.

6 - Mais posições para ler. Quem tem problemas de coluna levanta a mão! 👆Eu tenho muitos problemas em arranjar uma posição que me deixa confortável para ler e isso melhorou muito com o meu e-reader devido a ele ser muito mais leve e dar para mudar de página só com uma mão.

7 - Tradutor e dicionário incluídos. Isto é algo que eu gosto imenso. É muito bom quando estamos a tentar ler noutra língua, mas também quando nos aparece uma palavra em português que não entendemos ao certo, mas que num livro físico deixaríamos passar.

8 - Luz interna. O e-reader funciona de maneira a equiparar um livro, funcionando muito bem com a luz natural. Mas tem a opção de iluminar a tela, continuando a não ser agressivo para os olhos porque a luz é lateral. Isso ajuda muito no meu caso que sofro constantemente de dores de cabeça, o que tornava impossível eu ler no tablet.

9 - Sem distrações. Ao contrário do tablet, o e-reader não tem distrações. Não recebemos as notificações do facebook, nem instagram, nem twitter no meio da tela e podemos passar imenso tempo na leitura sem que demos por isso.

10 - Não gostou do livro, apaga! Este ponto resulta para quem baixa os livros gratuitamente. Quando eu compro um livro físico e não gosto é complicado eu desfazer-me dele. Eu tento vender mas nem sempre consigo, e por vezes custa-me dá-lo porque sei que juntei cada moedinha para o poder comprar. No e-reader eu já não tenho esse problema. Quando termino uma leitura, a menos que se tenha tornado favorito, eu apago o ebook.

Editado: Recebi um Kindle Paperwhite como prendinha de Natal 💙 Como eu digo, realmente vale a pena. 

Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário